FUNDAÇÃO
O CTG Última Tropeada, teve sua origem do Centro de Tradições Boi Barroso, da Escola Normal Bandeirantes, sendo o pioneiro em Guaporé a mostrar em nossa cidade as nossas tradições.
Ao encerrar sua atividades, os componentes do referido Centro se juntaram e fundaram um Centro de Tradições Gaúchas, independente, para que pudessem continuar a cultuar o que de mais belo temos, a tradição de nossos antepassados.
Sendo assim, no dia 29 de fevereiro de 1964 sendo o fundado o Centro de Tradições Gaúchas Última Tropeada, tendo como primeiro patrão Sr. Ari Sebben.
ORIGEM DO NOME
O nome Última Tropeada foi escolhido de uma poesia de Cleber Mercio. Mostra a poesia, a vida de um bravo animal, o primeiro entre os outros, sempre dando suas forças para o trabalho, sua obediência como exemplo, e, ao sentir chegado o seu fim, com os olhos fitos nos pagos em que vivera, deu seu último berro, que ecoou pampas como um adeus à terra a qual ele tanto amava e como se fosse uma súplica para que esses pagos continuassem livres, livres como ele conheceu, livre como todo o gaúcho sempre quis e que deverá lutar para que sempre tenha essa liberdade.
|